quarta-feira, 27 de julho de 2011

PROJETO HORA DO CONTO

             Sendo esta a primeira postagem após as férias de julho, antes de mais nada quero desejar a toda comunidade escolar um feliz retorno!
                Com relação ao título, devo esclarecer que o "Projeto Hora do Conto" foi desenvolvido nas atividades do laboratório de informática ao longo do primeiro semestre e aplicado ao Fund I. Das dezesseis salas, apenas a 4D não participou, uma vez que estava às voltas com outro trabalho. Pensei em fazer uma enquete aqui no blog com os pequenos, mas considerando que a grande maioria não possui uma conta e tão pouco foram iniciados no gênero blog, resolvi fazer a pesquisa "boca a boca" para publicação a posteriori.
                Trabalhamos três contistas internacionais, especializados em literatura infanto-juvenil: Hans C. Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault. Visitamos três contos de cada um, devidamente numerados e especificados na legenda. O conto 1 foi passado apenas às terceiras e quartas séries e o 9 exclusivamente às quartas, por adequação de conteúdo. Os resultados estão editados por sala, individualmente; em grupos: primeiras, segundas, terceiras e quartas séries e finalmente Fund I (geral) incluindo todas as turmas participantes. A coluna "O conto" corresponde ao "top" eleito de cada aluno entre todos vistos, de todos os autores. Não deixem de comentar!





                Obs: é interessante notar no caso da 2B que embora o conto eleito de autoria dos Irmãos Grimm tenha sido o de número 6, aparece o 4 dos mesmos autores como o preferido da classe.






LEGENDA

Andersen
1= A menina dos fósforos
2= O patinho feio
3= A princesa e a ervilha

Irmãos Grimm
4= Rapunzel
5= Os músicos de Brêmen
6= João e Maria

Charles Perrault
7= O pequeno polegar
8= O gato de botas
9= O Barba Azul