sexta-feira, 18 de novembro de 2011

METRÓPOLE DIGITAL / SAMPA CROMÓPOLIS

Trabalho a partir dos programas Movie Maker e Audacity, proposta do Curso Metrópole Digital de SME-SP.
Sob a assistência do POIE os alunos deveriam, em uma primeira fase, fotografar aspectos da cidade de São Paulo. Participaram em nossa U.E., sextas e oitavas séries. Clicamos as dependências de nosso espaço físico, sob autorização do corpo gestor. Aproveitamos também os passeios extra-muro, como Pinacoteca e Pátio do Colégio.
Devido a vastidão do tema, achamos por bem setorizar nosso projeto por cores. Houve uma votação em cada turma participante: 6A ficou responsável pelas fotos onde predominava a cor vermelha; 6B verde; 6C amarela; 6D marrom; 8A p&b; 8B azul e finalmente os cinzas ficaram com a 8C. Assim surgia, a partir do Metrópole Digital, nosso "Sampa Cromópolis".
Na segunda fase trabalharíamos em laboratório às expensas dos programas supracitados. O mote para a atividade, de acordo com o Prof. Mesac, seria manipular as imagens, retirá-las de seu estado estático, servindo-nos de recursos tecnológicos. Fazer com que adquirissem movimento ao ritmo da trilha sonora.
Os alunos gostaram demais; pois além de terem vivenciado valores como cidadania, meio ambiente, comunidade e seu entorno; muitos revelaram-se fotógrafos experts. Devido o acúmulo de tarefas e o desenvolvimento de outros projetos, ainda não tivemos oportunidade de nos reunirmos para o processo de avaliação.


http://www.youtube.com/watch?v=c0D1Qf-WjHE

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PROJETO HORA DO CONTO

             Sendo esta a primeira postagem após as férias de julho, antes de mais nada quero desejar a toda comunidade escolar um feliz retorno!
                Com relação ao título, devo esclarecer que o "Projeto Hora do Conto" foi desenvolvido nas atividades do laboratório de informática ao longo do primeiro semestre e aplicado ao Fund I. Das dezesseis salas, apenas a 4D não participou, uma vez que estava às voltas com outro trabalho. Pensei em fazer uma enquete aqui no blog com os pequenos, mas considerando que a grande maioria não possui uma conta e tão pouco foram iniciados no gênero blog, resolvi fazer a pesquisa "boca a boca" para publicação a posteriori.
                Trabalhamos três contistas internacionais, especializados em literatura infanto-juvenil: Hans C. Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault. Visitamos três contos de cada um, devidamente numerados e especificados na legenda. O conto 1 foi passado apenas às terceiras e quartas séries e o 9 exclusivamente às quartas, por adequação de conteúdo. Os resultados estão editados por sala, individualmente; em grupos: primeiras, segundas, terceiras e quartas séries e finalmente Fund I (geral) incluindo todas as turmas participantes. A coluna "O conto" corresponde ao "top" eleito de cada aluno entre todos vistos, de todos os autores. Não deixem de comentar!





                Obs: é interessante notar no caso da 2B que embora o conto eleito de autoria dos Irmãos Grimm tenha sido o de número 6, aparece o 4 dos mesmos autores como o preferido da classe.






LEGENDA

Andersen
1= A menina dos fósforos
2= O patinho feio
3= A princesa e a ervilha

Irmãos Grimm
4= Rapunzel
5= Os músicos de Brêmen
6= João e Maria

Charles Perrault
7= O pequeno polegar
8= O gato de botas
9= O Barba Azul



quarta-feira, 22 de junho de 2011

AMIZADE ANIMAL II

         Era líquido e certo que os alunos adorariam o tópico. Pesquisei em provedores da Colômbia, no intuito de confirmar a veracidade dos fatos e descobri que a mulher chama-se Ana Julia Torres, fundadora de uma ONG que cuida de animais, localizada na cidade de Cali. Começou amparando cães de rua. Ela trata, recupera dos maus tratos e encaminha para um novo lar os bichinhos e bichões. Ah! A título de curiosidade, o nome do "artista" que despertou tanta paixão e provocou um recorde alcançado em nosso blog é Júpiter. Abraços felinos do Prof. Wilton.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

sábado, 18 de junho de 2011

LIVROS EM PDF - ISSO NINGUÉM DIVULGA

LIVROS EM PDF - ISSO NINGUÉM DIVULGA
A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....


Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes, conhecidos e alunos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!
principalmente aos nossos professores e alunos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Senado aprova projeto de combate a bullying nas escolas

Proposta segue para a aprovação na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação do Senado aprovou na última terça-feira (14) um projeto de lei que obriga as escolas a prevenirem e combaterem o bullying. Aprovada em caráter terminativo, quando não precisa passar pelo plenário, a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Férias de Julho

 

O período de descanso está chegando. É uma ótima oportunidade para pôr em prática aquilo que não tivemos tempo até agora. Para quem não está tão bem nas notas é o momento para retomar o fôlego e voltar com força total. Postem aqui seus planos para as férias!

sábado, 11 de junho de 2011

O sábio...

"O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa."

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. (Os 4,6)

“O essencial é indivisível aos olhos, só se vê com o coração”.

Usemos, portanto, os olhos do coração aliados também com a razão nas grandes proezas de nossas vidas.

O cume da montanha será alcançando com certeza, quando soubermos fazer o que o montanhista faz conciliado com a nossa excelência e inteligência emocional.

A cada dia busquemos mais as saídas e as conquistas de nossas felicidades mesmo que pequenas

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. (Os 4,6)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

NAO DEIXEM DE VER ESSE VIDEO...

http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA&feature=share

COMENTÁRIO:

MUITO BEM PROFESSORA....É ISSO MESMO.....

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONHEÇA AS TRÊS UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR:


03 coisas que você nunca soube sobre seu celular.
Será útil manter essas informações com você.
Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência.
Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.
Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência I:
O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência II: *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.

Emergência III: *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#
Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo.. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.

PS: Essas informações não são conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Matéria ótima para reflexão e mudança de postura..


NINGUÉM É SUBSTITUÍVEL !!!

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E Beethoven?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio…

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?

Nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO, se PICASSO ERA INSTÁVEL, CAYMMI PREGUIÇOSO, KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Divagando o assunto, o rapaz continuava.

- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.

Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. O volto a dizer nesses termos:

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.

Conclusão:


PORTANTO NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!


"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."


"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"


É bom para refletir e se valorizar!

vc... INSUBSTITUÍVEL!!!!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mais uma do Monteiro Lobato

ABAIXO O RACISMO!
ABAIXO OS RACISTAS!

Monteiro Lobato é um escritor que gera polêmicas. Seus textos são bem construídos, mas muitos deles foram feitos para diminuir o povo negro, contendo INÚMERAS passagens racistas.
Agora, mais uma vez, esse racismo vem a público: em carta inédita, Monteiro Lobato elogia o grupo Ku Klux Klan.




CONFISSÕES DE LOBATO

A revista “Bravo!” publica em maio cartas inéditas do escritor Monteiro Lobato:
“Um dia se fará justiça ao Ku Klux Klan; tivéssemos uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos livres da peste da imprensa carioca – mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva”, escreveu em 1938 o escritor, censurado pelo governo por racismo.

fonte: Folha de São Paulo – Mônica Bergano – 26/04/2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

PARA QUE ALIMENTAR O MAU???

Um velho índio descreveu certa vez em seus conflitos internos: "Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando..."
Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: "AQUELE QUE EU ALIMENTAR".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

...O caráter e a personalidade são moldados pelo “berço” e, no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos – bons ou ruins – que recebemos de nossos pais

A escola educa, mas não muda o caráter...

terça-feira, 5 de abril de 2011

PARA REFLETIR...

Quem mata o tempo não é esperto, nem está se divertindo. Quem mata o tempo está se suicidando. Pois é de tempo que a vida é feita. pense nisso!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Professores e funcionários!!!


Embora tenhamos enviado convite à maioria da equipe, muitos ainda não aderiram. O processo é bem simples: basta abrir e-mail indicado e aceitar. A partir de então, automaticamente vocês participarão na qualidade de colaboradores. É muito importante também que todos postem regularmente, pois o sucesso deste blog depende da colaboração efetiva de toda UE. Àqueles que ainda não nos passaram endereço eletrônico, pedimos que o façam!

Abraços.

terça-feira, 29 de março de 2011

Ilustração: Ilha das flores



Parabéns à aluna Areta (5A) pela bela ilustração.
Prof. Ideralice

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Um outro mundo é possível" (Fórum Social Mundial)

Esta é uma ferramenta para divulgarmos ideias, sentimentos, emoções e nossos trabalhos de alunos e professores. Vamos utilizá-la com sabedoria a fim de construir relações sociais melhores em um mundo melhor.
Professor Amir

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".
Voltaire (pensador iluminista francês do século 18)

quinta-feira, 24 de março de 2011

PARABENS: CEU EMEF PARQUE BRISTOL

"As pessoas realmente se tornam completamente extraordinárias quando elas começam a pensar que elas conseguem fazer coisas. Quando elas acreditam em si mesmas, elas adquirem o primeiro segredo do sucesso." (Dr. Norman Vincent Peale)

Queridos alunos

Gostaria que todos vocês participassem deste blog, pois é uma iniciativa maravilhosa. Abraços a todos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DO CEU

Reservem dia 9 de abril! Comemoraremos o segundo aniversário do CEU!!! Nossa EMEF está muito empenhada em fazer uma festança ainda maior que a do ano passado. Os alunos e professores já estão se mobilizando com seus projetos culturais e apresentação de números artísticos. Que tal deixarmos uma "palhinha" daquilo que vem por aí, antes de anunciarmos o cronograma oficial completo???


                                                            

FORUM

Neste tópico, abordaremos sempre alguma notícia que esteja sendo veiculada na mídia. Nossa primeira proposta é referente à TRAGÉDIA DO JAPÃO. Comunidade escolar! Não deixe de comentar. A participação de todos é sempre muito importante.

terça-feira, 22 de março de 2011

NOVIDADE!!!

Olá Gente do CEU Pq Bristol, Temos que entrar, mais cedo ou mais tarde, neste mundo dos Blogs e começamos muito bem... Parabens aos Profs Wilton e Maria Nilda, alem dos alunos envolvidos neste projeto... que passa a ser de todos!!!

Obrigado!!!

JAPÃO, LIÇÕES PARA NÓS

Na semana passada assisti a uma série de reportagens sobre a difícil situação vivida pelo povo japonês depois do terremoto seguido do tsunami. As informações davam conta da falta de alimentos (e o pouco que havia poderia estar contaminado por radiação vinda das usinas nucleares), a preocupação com os desaparecidos (ainda tem mais de 12 mil pessoas desaparecidas), falta de moradia para abrigar os que perderam tudo e energia para fazer o aquecimento das residências, já que a região da tragédia enfrenta chuva e nevasca.

No entanto, apesar das dificuldades imensas o povo tenta levar uma vida normal, sem transparecer desespero, mantendo a ordem, o respeito ao próximo e às leis. Eles são fiéis aos seus princípios, a sua cultura, aquilo que considera correto. E a imagem que me marcou, me surpreendeu positivamente, foi a cena de um senhor que perambulava pelas ruas de Tóquio, completamente vazias, buscando lixo. Na imagem essa pessoa pinçava um minúsculo pedaço de papel, que achou no meio do nada.

Achei tudo isso grandioso e me remeteu à nossa realidade aqui no Brasil, que é imensamente oposta. Aqui, a produção de lixo é enorme e as pessoas parecem não se importar em conviver com ele, nem com a má qualidade de vida que lhes proporciona. Temos muito que refletir sobre essas cenas e tirar alguma lição positiva.

Profª Aldeci

Parabéns!

Parabéns ao grupo pela iniciativa, pois o trabalho de forma interdisciplinar propiciará muitos avanços na aprendizagem de nossos alunos.



Parabéns a todos !!!!!!! Adorei mais esta forma de estarmos próximos.... bjs

Cumprimentos

Muito legal essa ideia. Estamos na era da Informática, temos dificuldades mas, com a força de todo o grupo tornaremos nossa escola mais agradável. Obrigada, por essa oportunidade e pelo apoio. Parabéns

Queridos alunos: 6ºA,B,C,D.
5ªA,B,C,D
Vamos preservar e economizar esse bem
que é fundamental para nossas vidas:
A ÁGUA
Dia 22 de março,dia mundial da água.
Faça sua parte,pratique uma boa ação
Beijos
Profº Ideralice