terça-feira, 22 de março de 2011

JAPÃO, LIÇÕES PARA NÓS

Na semana passada assisti a uma série de reportagens sobre a difícil situação vivida pelo povo japonês depois do terremoto seguido do tsunami. As informações davam conta da falta de alimentos (e o pouco que havia poderia estar contaminado por radiação vinda das usinas nucleares), a preocupação com os desaparecidos (ainda tem mais de 12 mil pessoas desaparecidas), falta de moradia para abrigar os que perderam tudo e energia para fazer o aquecimento das residências, já que a região da tragédia enfrenta chuva e nevasca.

No entanto, apesar das dificuldades imensas o povo tenta levar uma vida normal, sem transparecer desespero, mantendo a ordem, o respeito ao próximo e às leis. Eles são fiéis aos seus princípios, a sua cultura, aquilo que considera correto. E a imagem que me marcou, me surpreendeu positivamente, foi a cena de um senhor que perambulava pelas ruas de Tóquio, completamente vazias, buscando lixo. Na imagem essa pessoa pinçava um minúsculo pedaço de papel, que achou no meio do nada.

Achei tudo isso grandioso e me remeteu à nossa realidade aqui no Brasil, que é imensamente oposta. Aqui, a produção de lixo é enorme e as pessoas parecem não se importar em conviver com ele, nem com a má qualidade de vida que lhes proporciona. Temos muito que refletir sobre essas cenas e tirar alguma lição positiva.

Profª Aldeci

2 comentários:

  1. O Japão é um pais desevolvido,mas até o pais mais desevolvido pode ter seus problemas, ainda mais com a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Professora nó não temos lugar para agrupar eles aqui no Brasil? Tantos povos que vivem aqui que acho que eles tambem podiam vir para cá.

    Um beijo
    Luan Trivelato Luciano

    ResponderExcluir